terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Testemunho paterno utópico


Eu acho engraçado quando alguns amigos meus vêm conversar comigo dizendo que estão estressados e que não agüentam mais a adolescência dos seus filhos. Ou porque eles não os obedecem mais, ou pelo fato de sempre seguirem os caminhos opostos ao dos conselhos dados por eles. Aí eu fico pensando: eu que sou diferente, ou realmente são todos eles que estão errados? E então percebo que são eles os errados.
A adolescência, até onde me informaram, não é um problema, mas sim uma fase. Todos nós adultos já fomos adolescentes um dia e sabemos que é normal essa revolta diária, essa contestação constante. É por isso que eu não me meto nos assuntos do meu filho. Não aconselho e nem digo nada, até porque, tudo o que eu disser ele vai achar que é ladainha de gente mais velha ou que é proibido, e como conseqüência vai optar pelo caminho contrário ao que eu falei. Além do mais, tudo que é proibido é mais gostoso.
Na teoria, pode até parecer irresponsabilidade ou falta de atenção minha, mas na prática é a melhor maneira possível para que ele aprenda com os próprios erros. E é justamente nesse momento, quando ele perceber que estava errado e que “quebrou a cara”, em que eu, o pai, entro na história. Eu só apareço para juntar os cacos e ajudá-lo a reerguer-se. Isso, logicamente, quando se é possível juntar os cacos. Todo mundo sabe que a coisa que o adolescente mais odeia é se sentir inferior e dependente. Eu, pelo menos, odiava.
Logo, o melhor a se fazer é curtir a vida, sair com sua esposa, com seu cachorro, ou quem sabe até com os dois. Façam como eu: mostrem aos seus filhos que eles não têm o direito e nem o poder de estragar a sua vida. Para que perder uma noite de sono enquanto eles estão em uma festa, se lá eles nem lembram que os pais existem? É como eu digo àqueles meus amigos estressados: Vão dormir, porque no outro dia vocês têm que acordar cedo novamente para matar mais um leão por causa deles.

2 comentários:

  1. cara, esse post me lembra uma música dos "Hermanos": um par.
    Muito bom o texto, só fico na dúvida, foi vc que escreveu, ou o sr. Camilo???
    Abração. Continue escrevendo está primoroso o "de ontem..."

    ResponderExcluir
  2. kkkk
    vaaleu Laaninho! ^^

    fui eu mesmo pow...foi um trabalho da facul.
    =)
    foi baseado num texto do Rubem Alves, "presente para a mãe de um adolescente" =)

    ps.: caramba...realmente lembra "um par" =)

    ResponderExcluir